Agressividade na Internet [e/ou fora dela]

Recentemente, ao zarpar através da internet, me deparei com um post sobre agressividade na internet, do blog do Janio.

Gostei bastante do post e fiz um comentário, que, por sinal, ficou parecendo um post.

Como estava construindo idéias para postar aqui, acredito ser viável parabenizar ao Janio pelo excelente post e aproveitar para me posicionar sobre o assunto também.




A agressividade é um tema bastante vasto e, até hoje, ainda é difícil criar um "padrão" para se lidar com diversas pessoas, afinal, cada uma possui uma série de características únicas e, muitas vezes, inexistentes em outras pessoas.


Imagem: hsw.uol.com.br

Mas hoje em dia, podemos notar o aumento da agressividade, em qualquer meio, seja no trânsito, seja no telefone, na fila do banco e até mesmo na internet.

O modo como escrevem e as palavras usadas no texto, muitas vezes, é uma tentativa de atingir o orgulho de muitas pessoas, nem sempre se posicionando sobre algum assunto, mas o alvo não costuma ser as idéias, mas o debatente.

Muitos crêem que este comportamento agressivo, seja fruto de uma juventude complexada, impelida pelas "desfuncionalidades do sistema", que causou um sofrimento excessivo por meio de violência, agressão e repressão, quer seja por parte dos pais, ou responsáveis pelo ser.

Alguns afirmam que os "agressivos de hoje" sofreram com a agressividade no passado, e por isso transmitem este tipo de comportamento.
 
Não creio que, pessoas que nunca tiveram amor, sejam incapazes de oferecê-lo, assim como um alguém que sempre o teve, seja plenamente capaz de espalhá-lo à todos.

Duas pessoas com passados idênticos, podem tomar caminhos completamente distintos, ou seja, o ser humano, por mais previsível que seja, ainda assim é imprevisível. [Literalmente paradoxo]
Há, porém, pessoas que pensam na internet, como um meio de discutir suas falácias e praticar “cyberbullying”, sem que a sua contraparte possa, literalmente, fazê-las calar. Ou seja, são agressivas na “vida real” e a diferem da vida online, onde não podem ser, fisicamente, tocadas, provavelmente acreditando que “xingar via internet” não é o mesmo que “xingar fisicamente”, tomando o primeiro como um ato simples, rápido e “satisfatoriamente seguro”.



Mas a causa desta agressividade ainda é um mistério.

Vemos, atualmente, pessoas que matariam outras, apenas porque o carro alheio está mais devagar do que deveria, ou simplesmente porque este mesmo carro, está exatamente na velocidade permitida, não desrespeitando a lei.

Brigam por “um centavo”, mas não fazem questão de perceber o quanto gastam com besteiras, escoando o dinheiro pelo “esgoto”.

São capazes de brigar até mesmo quando estão errados, acreditando veemente que, as falácias que possuem, os tons de voz altivos e a força física [ou armas de fogo] são poderes incríveis, que os fornecem imunidade completa e perfeita, contra qualquer tipo de pensamento diferente do seu próprio, ou seja, podem acreditar, mesmo que apenas no seu “mundinho criativo”, são heróis, orgulhosos e vitoriosos, jamais inabaláveis…

O que posso dizer, afinal? É triste… e o ser humano [sim, nem todo mundo] piora exponencialmente todos os dias...

Comentários

Postagens mais visitadas